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prática pedagógica

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A Educação Infantil apresenta elevado valor, uma vez que durante esse período da vida é formada a personalidade da criança, determinando fatores que influenciarão no adulto em que se tornará. Etapa esta que pode contribuir na formação cognitiva e social. 

 

É no processo de aprendizagem escolar que vamos confrontar os conhecimentos fornecidos pela família e os conhecimentos transmitido pelos professores, que incentivam a criatividade, a busca pelo conhecimento e principalmente a criticidade.

 

A prática pedagógica do Anjos da Terra é referenciada pelos Os quatro pilares da Educação, conceitos de fundamento da educação baseados no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. Explicando de modo resumido, esses “quatro pilares” propõe o direcionamento para os quatro tipos fundamentais de educação, cada um com objetivos específicos, mas ainda assim diretamente ligados um ao outro focando no melhor desenvolvimento possível do estudante também como ser humano. Os pilares são:

1. Aprender a conhecer 

É quando tornamos prazeroso o ato de compreender, descobrir ou construir o conhecimento. É o interesse nas informações, Com a velocidade em que o conhecimento humano se multiplica, muitas vezes deixamos de lado essa necessidade de nos aprimorar, se desinteressando pelo outro, pelo novo. Sendo assim, o aprender a conhecer exercita a atenção, a memória e o pensamento.

2. Aprender a fazer

É ir além do conhecimento teórico e entrar no setor prático. Aprender a fazer faz com que o ser humano passe, a saber, lidar com situações de emprego, trabalho em equipe, desenvolvimento corporativo e valores necessários para cada trabalho. Esse pilar é essencial, pois vivemos em sociedade que exige uma realização de tarefas mais intelectuais e mentais.

3. Aprender a viver com os outros

 

Essencial à vida humana, e que, muitas vezes, se torna um empecilho para a convivência em uma sociedade interativa. É preciso então, aprender a compreender o próximo, desenvolver uma percepção, estar pronto para gerenciar crises e participar de projetos comuns. É necessário deixar a manifestação da oposição de forma violenta de lado e progredir a humanidade. Descobrir que o outro é diferente e saber encarar essas diversidades, faz parte da elevação educacional de cada um. Ir, além disso, e lidar com objetivos comuns no qual todos passaram a fazer parte de uma mesma ação e poder conduzir este trabalho aceitando as diferenças individuais, é o que melhora a vida social. 

4. Aprender a ser

Desenvolver o pensamento crítico, autônomo, incitar a criatividade e elevar o  crescimento de conhecimentos, além de ter em mente um sentido ético e estético perante a sociedade. Isto é aprender a ser. Não podemos negligenciar o potencial de cada indivíduo, é preciso contribuir para o seu total desenvolvimento, adquirindo ferramentas que formulam os juízos e valores do ser autônomo, intelectualmente. A diversidade de personalidades é o que gera a inovação dentro da sociedade.

A proposta pedagógica também deve participar da movimentação e evolução do mundo, para que se torne uma instituição organizada, com conteúdo,  conhecimentos e a modernidade para que todas as crianças tenham uma formação cognitiva, motora, psicológica e criativa, formando assim, pessoas dinâmicas e críticas.



 

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